Rugas: saiba como prevenir e combater

Elas são os sinais mais evidentes do envelhecimento facial. Aprenda como elas aparecem, identifique quais são as que mais incomodam e conheça as opções de tratamento.

A passagem do tempo e os fatores externos, principalmente a exposição solar, deixam reflexos visíveis na pele e no rosto. Com o passar dos anos, as células diminuem a sua capacidade de renovação, e a produção de colágenos, elastina e o ácido hialurônico cai drasticamente.

É quando surgem as rugas superficiais.

Além disso a pele fica mais fina, seca e  flácida, perdendo sua vitalidade e luminosidade. A movimentação repetida nos músculos faciais resulta na formação de rugas de expressão que podem ficar cada vez mais profundas e marcadas.

Formadas por múltiplos fatores, as rugas são diferentes e pedem tratamentos direcionados.

1 – Rugas dinâmicas ou de expressão:

As chamadas rugas dinâmicas ou rugas de expressão são aquelas formadas pela ação repetida da musculatura facial. Elas são visíveis somente quando o rosto está me movimento e desaparecem quando ele está em repouso.

As mais conhecidas são as rugas da testa ao redor dos olhos (pés de galinha), entre as sobrancelhas (glabelares) e ao redor dos lábios (chamadas de rugas “códigos de barras).

Uma das opções de tratamento para esse tipo de ruga é a aplicação da toxina botulínica tipo A.

Quando injetada diretamente no músculo responsável pela formação da ruga que se deseja tratar, ela provoca um relaxamento temporário daquela musculatura. O resultado é a atenuação das rugas de expressão, conferindo ao rosto uma aparência mais leve e rejuvenescida.  Assim, as incômodas  marquinhas somem ou têm seu aspecto suavizado. Para conhecer outras opções de tratamento procure seu médico.

2 – Rugas estáticas:

As rugas estáticas são as que mais incomodam, pois geralmente são mais profundas e marcadas, visíveis mesmo quando se está com o rosto em repouso. Essas rugas são decorrentes do processo de envelhecimento do próprio organismo (envelhecimento intrínseco) e podem ser acentuadas pelos fatores externos, como exposição solar e fumo (envelhecimento extrínseco). Uma ruga de expressão também pode, com o tempo, se transformar em ruga estática.

A ruga estática mais conhecida é o chamado bigode chinês, aquela ruga que começa no canto do nariz e vai em direção ao canto da boca, podendo esse estender também para abaixo dos lábios, em direção ao queixo. O tratamento mais indicado para este tipo de ruga é a aplicação do preenchedor facial, que dá suporte à pele e também é indicado para reposição de contornos facial e labial.

A novidade

A genocosmética é última novidade no tratamento e prevenção das rugas. Trata-se de um estudo genético do paciente que leva em conta seus genes e estilo de vida na preparação de um produto específico para ele!

Saiba mais aqui!

Cuide-se

As rugas são inevitáveis, assim como o processo de envelhecimento. No entanto, isso não significa que você precise esperar elas aparecerem para começar a se preocupar. Para cuidar da sua aparência e estar sempre bem, uma das medidas mais importantes é cuidar dos seus hábitos diários, desde jovem.

Incorporar hábitos de fotoproteção  e hidratação da pele, além de manter consultas regulares com o médico para estabelecer um plano de tratamento ao longo do tempo, pode ajudar a retardar os sinais do tempo ou atenuá-los no futuro. Nada complicado!

Um plano de beleza e rejuvenescimento pode incluir desde  a seleção de um protetor solar adequado ao seu tipo de pele até a realização de um procedimento médico – tudo de acordo com a avaliação médica  e suas necessidades.

Lembre sempre que as atitudes que você toma no dia a dia, independentemente da sua idade, refletem diretamente na sua aparência e no seu processo de envelhecimento.

Envelhecer com saúde significa cuidar-se constantemente, adotando hábitos diários que ajudam a prevenir os sinais do envelhecimento.

Atitudes como não remover a maquiagem, beber em excesso, ingerir muitos produtos industrializados, açúcar e gordura em excesso, se expor ao sol sem proteção e em horários inapropriados, além de fumar, devem ser evitadas.

A boa notícia é que nunca é tarde para começar a se cuidar.

Fonte: Além da beleza

Deixei um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>