Saiba como é feita a reconstrução de mama após o tratamento de câncer

No mês do “Outubro Rosa”, campanha de conscientização sobre o câncer de mama, o cirurgião plástica Rodrigo Motta fala sobre a cirurgia de reconstrução mamária

Além do sofrimento causado pelo câncer de mama, muitas mulheres têm que conviver com mais um trauma: a retirada total ou parcial delas, a chamada mastectomia. Isso pode gerar um grande desconforto emocional, uma vez que essa é uma parte do corpo muito importante para elas.

A boa notícia vem do cirurgião plástico da Clínica Belledevi, Rodrigo Motta: “Hoje em dia é possível fazer a reconstrução de mama com ótimos resultados estéticos, fazendo com que as mulheres recuperem a autoestima”.

De acordo com o médico, a cirurgia pode ser feita com a colocação de uma prótese de silicone associada com retalhos miocutâneos, que são fragmentos de pele, gordura e músculo (retirados do abdome ou das costas) ou fasciocutâneos (da parede torácica).

“O resultado final pode variar de acordo com as condições clínicas da paciente, das condições dos tecidos e das sequelas deixadas pela retirada da mama, mas em geral o aspecto final é bem satisfatório”, explica Rodrigo.

Após a cirurgia a paciente precisa ter alguns cuidados como evitar movimentos com os braços e o uso de uma cinta elástica ou sutiã cirúrgico.

 

Informações:

Dr. Rodrigo Motta | Cirurgia Plástica | CRM/SP: 98.579

Clínica Belledevi – São José do Rio Preto/SP

Deixei um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>